Veículos da estação brasileira na Antártida encaram neve e carga pesada

Estação científica brasileira foi reinaugurada na semana passada, após ser destruída por um incêndio há cerca de 8 anos.
Matéria: Alessandro Reis - UOL
Fonte: Marinha do Brasil

Quadriciclo BRP Can-Am Outlander 650

Quadriciclo BRP Can-Am Outlander 650. Imagem: Divulgação

A Marinha do Brasil reinaugurou na semana passada a Estação Comandante Ferraz, na Antártida, reconstruída oito anos após um incêndio destruir boa parte das instalações. Destinada ao trabalho científico, a base instalada na Península Keller, na Ilha Rei George, ocupa uma área construída de aproximadamente 4.500 m², distribuída em três grandes blocos e que inclui 17 laboratórios.

As instalações trazem equipamentos para pesquisas em áreas como meteorologia, biociências, química, microbiologia e biologia molecular. Também contam com um heliporto. A estação científica brasileira dispõe, ainda, de uma frota de veículos para trabalho em terra, capazes de transportar cargas e executar uma série de tarefas no rigor das baixas temperaturas – que incluem nevascas e tempestades.

Entre os veículos utilizados na estação, estão uma moto de neve BRP Ski-Doo Skandic e quadriciclos Can-Am Outlander 650.

As temperaturas baixas e a neve dificultam a circulação de veículos convencionais, equipados com rodas e pneus. Por isso mesmo a equipe da base científica na Antártida tem à disposição um exemplar da moto de neve, tracionada por uma esteira na parte de trás. Para direcioná-la, o piloto conta com dois esquis na dianteira. A Skandic traz adaptações para dar partida mesmo com os termômetros abaixo de zero.

A estação conta ainda com sete unidades do Can-Am Outlander 650, utilizado para transporte de pessoal em superfície terrestre. O quadriciclo pode ser adaptado com esteiras para rodar na neve. Conta com tração 4×4, pneus todo-terreno e motor de 650 cm³ com 63 cv de potência, mais transmissão CVT. O modelo 2020 tem capacidade para rebocar até 750 kg.

A estação conta ainda com tratores e uma carregadeira para os trabalhos mais pesados, como carregamento de pallets, remoção de neve, etc.

Sobre canam

Blog oficial Can-Am Off-Road Brasil.
Esta entrada foi publicada em CAN-AM e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.