São Paulo e Rio: trilhas perfeitas para os amantes do off-road

Trilhas com graus de dificuldade para toda a sorte de aventureiros são boas opções de lazer nos dois estados. Há caminhos que contam curiosidades sobre a história do Brasil e ainda proporcionam contato com a natureza
Fonte: Discovery

Foto: Quadricenter

Foto: Quadricenter

Pinheirinho

A trilha, na região da Serra da Cantareira, contém erosão, barro na pista e subidas íngremes. Para acessá-la, é preciso dirigir até a Estrada da Roseira, no município de Mairiporã. O local de partida para a Trilha do Pinheirinho é o Bar do Pedrão. Localizado no Km 6 da Estrada da Roseira, o espaço recebe trilheiros da Serra da Cantareira desde os anos 1980 e é ideal para o descanso antes da volta para a casa. De Mairiporã: Vá pela rodovia Fernão Dias (BR-381), siga pela estrada da represa e pegue a rotatória Estrada da Roseira. De São Paulo, siga em direção norte pela avenida Nova Cantareira em direção à Rua Manuel Tarnovschi; vire à direita na avenida Senador José Ermírio de Moraes e depois novamente à direita na Estrada Juqueri-Mirim. Siga pela avenida Roseira.

Fazenda Santa Rosa

Está situada em uma região rica em nascentes, na cidade de Atibaia. Possui grandes erosões, atoleiros e trechos de barro e areia. Boa opção para grupos e motoristas iniciantes — como está em uma fazenda particular, há equipes de apoio para os jipeiros. O caminho, em uma região rica em nascentes na cidade de Atibaia, é feito em terreno diversificado (grandes erosões, atoleiros e trechos de barro e areia) e com nível de dificuldade médio. “Todos os trechos mais desafiadores têm o que chamamos de ‘aborto’, para quem não quer forçar muito o carro ou não está seguro”, conta Paulo Loesch, proprietário da fazenda. Acesso pela Rodovia Dom Pedro I.

Super Bonder

Com inicio em Itaipava, a trilha tem grau de dificuldade alto e é aconselhada para quem possui experiência. “A trilha tem esse nome porque o carro cola [no solo] mesmo”, diz o guia de turismo e fundador da agência especializada Jeep Eco Tour, Jerônimo Pinheiro.

Caminho do Imperador

Procurada por jipeiros especialmente quando chove e há formação de lama, a travessia “Caminho do Imperador” é boa escolha para quem busca uma trilha com dificuldade moderada. Além dos atrativos naturais, o percurso, localizada em Paty do Alferes, conta um pouco da história do Brasil. “Essa trilha era feita por D. Pedro II, que percorreu diversas vezes o caminho”, conta o guia de turismo e fundador da agência especializada Jeep Eco Tour, Jerônimo Pinheiro. Quem se aventurar pelo Caminho do Imperador encontrará cenários que dão vistas à Baía da Guanabara.

E lembre-se: off-road não é só adrenalina. Atente-se para os itens de segurança e preservação da natureza.

Off-Road é com a Can-Am! ;)

Sobre canam

Blog oficial Can-Am Off-Road Brasil.
Esta entrada foi publicada em CAN-AM e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.