Rally dos Amigos – Maurício Pena Rocha vence categoria para UTVs

Piloto é o mais rápido da prova, válida como etapa final do Brasileiro de Rally Baja; Também a bordo do Can-Am Maverick X3, irmãos Rodrigo e Bruno Varela, campeão e vice da temporada, respectivamente, comemoram dobradinha
Fonte: Mundo Press

O piloto Maurício Pena Rocha, a bordo do Can-Am Maverick X-3, em ação no Rally dos Amigos, última etapa do Brasileiro de Rally Baja, neste sábado (8), em Barra Bonita (SP) Crédito: Doni Castilho/DFotos/Mundo Press

O piloto Maurício Pena Rocha, a bordo do Can-Am Maverick X-3, em ação no Rally dos Amigos, última etapa do Brasileiro de Rally Baja, neste sábado (8), em Barra Bonita (SP) Crédito: Doni Castilho/DFotos/Mundo Press

O mineiro Maurício Pena Rocha venceu a categoria para UTVs do 21º Rally dos Amigos, realizado neste sábado (8) em Barra Bonita (SP). A prova, válida pela 15ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2018, também foi marcada pela conquista do vice-campeonato da temporada pelo paulista Bruno Varela. Ele garantiu, pelo segundo ano seguido, uma dobradinha para a conhecida “Família da Poeira” no topo da tabela, já que seu irmão Rodrigo Varela já havia garantido o título brasileiro dos UTVs na etapa anterior. Todos os competidores aceleram o Can-Am Maverick X3, modelo pilotado pelos dez primeiros colocados do Rally dos Amigos, competição patrocinada pela Can-Am.

“Foi uma corrida muito rápida e bastante técnica, com diversos pulos e cotovelos. Comecei a especial (trecho cronometrado) em um ritmo mais devagar, cometi alguns erros, mas depois entrei na prova, me concentrei, e dei um gás total. Foi um resultado muito bom”, afirmou Pena Rocha, que compete pela equipe Quadrijet Racing.

Para o mineiro, o ótimo desempenho do Can-Am Maverick X3 foi fundamental para que ele pudesse conquistar a vitória, alcançada com apenas 28 segundos de diferença sobre o segundo colocado. “O UTV é perfeito, terminou a prova do jeito que começou. Eu não terei que fazer nada, apenas lavar e já está pronto para a próxima corrida. É uma coisa impressionante, um carro fenomenal. Estou muito satisfeito com a marca”, afirmou.

Campeão do Brasileiro de Rally Baja em 2017, Bruno Varela garantiu o vice em 2018, alternando as posições com seu irmão Rodrigo em relação à temporada passada, quando levou a melhor na disputa caseira.

“Conseguimos esta segunda dobradinha seguida e o tetracampeonato da ‘Família da Poeira’ entre os UTVs no Brasileiro de Rally Baja. Estou muito satisfeito”, disse Bruno, lembrando que desde 2015 o troféu é conquistado pelos irmãos Varela. Além de sua conquista em 2017 e de Rodrigo em 2015 e 2018, Gabriel Varela triunfou em 2016.

Bruno endossou os elogios ao Can-Am Maverick X3. “O veículo foi perfeito em todas as etapas do Brasileiro, não nos deixou na mão em nenhuma prova durante o ano”, frisou. O Rally dos Amigos teve percurso total de 179,49 quilômetros, sendo 134,14 deles de especiais. A disputa foi realizada em plantações de eucaliptos e contou com diversos obstáculos naturais.

Agora, Bruno Varela e seu pai, Reinaldo – que não disputou a prova deste sábado -, se preparam para a disputa do Rally Dakar. O desafio mais duro do calendário off-road será realizado entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019, no Peru. Reinaldo Varela fará novamente parceria com o navegador Gustavo Gugelmin a bordo do Can-Am Maverick X3, reeditando a dupla campeã entre os UTVs em 2018. Eles defenderão a equipe Monster Energy/Can-Am na competição.

Rally dos Amigos (15ª e última etapa do Brasileiro de Rally Baja 2018)
Classificação final – Categoria UTVs

1 – #105 – MAURÍCIO PENA ROCHA – 1:36:45 – Can-Am Maverick X3
2 – #102 – BRUNO VARELA – 1:37:14 – Can-Am Maverick X3
3 – #104 – ANDRÉ HORT – 1:37:43 – Can-Am Maverick X3
4 – #110 – EDU PIANO – 1:37:46 - Can-Am Maverick X3
5 – #129 – MARCOS COTTON/EDUARDO COSTA – 1:39:50 – Can-Am Maverick X3
6 – #108 – GABRIEL CESTARI – 1:40:07 – Can-Am Maverick X3 XRS
7 – #112 – LUCIANO JOSÉ DOS REIS – 1:40:38 – Can-Am Maverick X3
8 – #107 – RICARDO GALLI – 1:41:41 – Can-Am Maverick
9 – #124 – JOSÉ LUIZ CAMATA – 1:42:14 – Can-Am Maverick
10 – #115 – VALDIR DO AMARAL/JOSÉ DE ALMEIDA – 1:42:24 – Can-Am Maverick

Publicado em CAN-AM, Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Final do Campeonato Mundial de Kart destaca tecnologia dos motores Rotax

Com vitória em casa do piloto paraibano Sérgio Crispim, categoria Kart Elétrico é sucesso no Rotax Max Challenge Grand Finals, em Conde (PB)
Fonte: Mundo Press

Rotax Max Challenge Grand Finals, a final do mundo de kart, destaca tecnologia dos motores Rotax Crédito: Divulgação / Rotax Max Challenge Grand Finals

Rotax Max Challenge Grand Finals, a final do mundo de kart, destaca tecnologia dos motores Rotax Crédito: Divulgação / Rotax Max Challenge Grand Finals

Além de disputas emocionantes e grid repleto de feras, o grande final do Campeonato Mundial de Kart, teve como destaque a categoria exclusiva para veículos com motores elétricos. A classe reuniu os karts elétricos Rotax THUNDeR, impulsionados pelos motores Rotax desenvolvidos pela BRP com a mais inovadora tecnologia do segmento. O evento teve fim no último sábado (dia 1º), após oito dias de programação no Circuito Internacional Paladino, em Conde, na Paraíba.

Para alegria da torcida local, o vencedor da categoria Kart Elétrico foi o paraibano Sérgio Crispim. Vale ressaltar que o Rotax Max Challenge Grand Finals conta com a chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“A disputa do Rotax Max Challenge Grand Finals foi a oportunidade perfeita para apresentar o Rotax THUNDeR, com a mais nova tecnologia, ao mundo do Kart”, disse Peter Oelsinger, vice-presidente de Sistemas de Propulsão e Finanças da Rotax.

Os motores elétricos são tendência para um futuro ecologicamente sustentável, e na Rotax a tecnologia já é uma realidade. Os karts elétricos Rotax THUNDeR chegam a 100 km/h em 3,5 segundos e têm velocidade máxima de 130 km/h. Os motores levam bateria de íons de lítio e têm capacidade de 2,5 kWh, performance de 20 kW e torque máximo de 46 Nm.

Referência em durabilidade e qualidade, a Rotax também está presente em outras linhas de produtos assinadas pela BRP. Os motores à explosão garantem a performance das motos aquáticas Sea-Doo, dos veículos on-roadoff-road da Can-Am e das motos de neve Ski-Doo e Lynx – também podendo ser aplicados ultraleves, motocicletas, embarcações e aeronaves de pouco peso.

Publicado em CAN-AM

Rally dos Amigos encerra a temporada do Brasileiro de Rally Baja

Prova será neste sábado (8), em Barra Bonita (SP); Campeão antecipado dos UTVs, piloto Rodrigo Varela é um dos destaques a bordo do Can-Am Maverick X3
Fonte: Mundo Press

Rodrigo Varela acelera o Can-Am Maverick X3. Crédito: Cláudio Rieser

Rodrigo Varela acelera o Can-Am Maverick X3. Crédito: Cláudio Rieser

O 21º Rally dos Amigos será disputado neste sábado (8) na Estância Turística de Barra Bonita (SP), cidade localizada a 288 quilômetros da capital paulista. O evento patrocinado pela Can-Am é válido pela 15ª etapa, a última do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2018, e costuma ser palco de grande confraternização entre os pilotos que disputam o certame nacional. A categoria para UTVs será atração à parte, com presença do campeão antecipado Rodrigo Varela a bordo do veículo Can-Am Maverick X3.

O irmão caçula de Rodrigo, Bruno Varela, que acelera para garantir o vice-campeonato, é outro destaque do grid, bem como os pilotos Deninho Casarini (equipe Casarini) e Maurício Pena Rocha (Quadrijet). Todos competem com o UTV Can-Am Maverick X3, o veículo que é o atual campeão da categoria no Rally Dakar, Rally Merzouga e Rally dos Sertões.

Mesmo com o título brasileiro nas mãos, Rodrigo Varela está motivado para o Rally dos Amigos. “Vou para Barra Bonita com a taça garantida e isso é muito bom, porque dá uma tranquilidade. Mas, de qualquer forma, vou acelerar para obter mais um bom resultado e, claro, tentar ajudar meu irmão Bruno, que está na vice-liderança. Quem sabe vem mais uma dobradinha dos irmãos aí”, completou o paulista, lembrando que em 2017 eles também ficaram nas duas primeiras posições, mas com Bruno à frente.

Rodrigo Varela ainda ressaltou o caráter festivo da prova, que faz jus ao nome da disputa. “Essa última etapa, o Rally dos Amigos, é sempre uma grande festa de final de campeonato. Há sempre uma grande confraternização entre os pilotos. É um evento diferente do calendário, uma prova diferenciada. Sempre tem um bom grid e vai todo mundo para dar risada e curtir. É a despedida do ano.”

Para Bruno Varela, além da busca pelo vice-campeonato, a prova serve como treino para o Rally Dakar. “Quero buscar essa segunda colocação para repetir o feito do ano passado, com os dois irmãos nas duas primeiras colocações do campeonato. Mas também estou encarando a prova como o teste final para a minha estreia no Dakar”, declarou. “Já estou me preparando para a disputa do Dakar há algum tempo. Agora, é esperar chegar e sentar o pé.”

O 21º Rally dos Amigos terá percurso total de 179,49 quilômetros, sendo 134,14 deles de especiais (trechos cronometrados). Os competidores passarão por plantações de eucaliptos, situadas em fazendas da região, bem como vários obstáculos naturais. O parque de apoio do evento será no Kartódromo Municipal Pedro Ometto Netto.

21º Rally dos Amigos – 15ª etapa do Brasileiro de Rally Baja 2018
Parque de Apoio: Kartódromo Municipal Pedro Ometto Netto, em Barra Bonita (SP)

Programação*

Sexta-feira (7/12)
Das 13h30 às 18h – Secretaria de Prova (no Pavilhão de Exposições Barra Bonita)
Das 14h às 18h30 – Vistorias técnicas
20h – Briefing

Sábado (8/12)
Das 7h às 7h30 – Secretaria de prova e vistorias técnicas
8h – Largada do primeiro piloto na especial (trecho cronometrado)
17h – Premiação.

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Publicado em CAN-AM, Campeonato Brasileiro de Rally Baja

BRP firma parceria com Instituto Jogue Limpo

Grupo canadense reforça compromisso com o meio ambiente e trabalha na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas
Fonte: Mundo Press

BRP, que assina veículos Off-Road Can-Am, entre outras marcas, firma parceria na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas Crédito: Divulgação/Can-Am

BRP, que assina veículos Off-Road Can-Am, entre outras marcas, firma parceria na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas Crédito: Divulgação/Can-Am

Sempre de olho na preservação do meio ambiente, a BRP firmou parceria com o Instituto Jogue Limpo, organização que atua na logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas. Com isso, as mais de 70 concessionárias BRP localizadas em todo o Brasil serão pontos de coleta desses recipientes – e não apenas dos que são utilizados nas motos aquáticas da Sea-Doo, nos veículos da Can-Am e nos motores de popa da Evinrude.

Todas as embalagens coletadas terão destinação ecologicamente correta, sendo, posteriormente, recicladas. “A BRP, como uma empresa preocupada com o passivo ambiental das embalagens utilizadas com resíduo, firmou a parceria com o Instituto Jogue Limpo. O objetivo é que os recipientes tenham uma opção correta de coleta e destinação, transformando-os em insumo industrial, evitando a agressão à natureza”, afirmou Alexandre de Moraes, coordenador de desenvolvimento de rede da BRP na América Latina.

O Instituto Jogue Limpo é responsável pela logística de cadastramento, coleta e recebimento das embalagens plásticas, além da administração destas centrais de armazenagem. Estas embalagens, após serem drenadas, separadas por cor e prensadas ou moídas, são encaminhadas às recicladoras credenciadas. Desde 2005, quando se iniciou o programa, mais de 600 milhões de embalagens foram recicladas.

“Mais do que recolher as embalagens dos óleos que vendemos ou são utilizados nos nossos produtos, a iniciativa com o Instituto Jogue Limpo tem como meta patrocinar um programa de conscientização para que todos possuam uma opção ambientalmente correta. A iniciativa reforça o compromisso da BRP com o meio ambiente e traz ainda mais credibilidade ao grupo e às marcas associadas”, concluiu Moraes.

Publicado em CAN-AM

Rally Dakar – Com brasileiros campeões, Monster Energy/Can-Am é lançada

Equipe entra forte na briga pelo título dos UTVs com o veículo Can-Am Maverick X3; Piloto Reinaldo Varela e navegador Gustavo Gugelmin aceleram de olho no bicampeonato da categoria
Fonte: Mundo Press

Atuais campeões dos UTVs no Rally Dakar, brasileiros Reinaldo Varela (à esquerda) e Gustavo Gugelmin são anunciados competidores oficiais da equipe Monster Energy/Can-Am Crédito: Divulgação/Can-Am

Atuais campeões dos UTVs no Rally Dakar, brasileiros Reinaldo Varela (à esquerda) e Gustavo Gugelmin são anunciados competidores oficiais da equipe Monster Energy/Can-Am Crédito: Divulgação/Can-Am

A Monster Energy/Can-Am é a grande novidade da categoria para UTVs, chamada de SxS, no Rally Dakar 2019. Lançada na noite de terça-feira (dia 20) em Los Angeles, Estados Unidos, madrugada desta quarta-feira no Brasil, a equipe entra forte na briga pelo título a bordo do UTV Can-Am Maverick X3 Turbo R de 172 cavalos. O time oficial da fábrica canadense tem como trunfo a dupla atual campeã da categoria, formada pelo piloto paulista Reinaldo Varela e pelo navegador catarinense Gustavo Gugelmin. Eles utilizaram o mesmo modelo de UTV Can-Am na conquista histórica.

Além dos brasileiros, a Monster Energy/Can-Am terá como representantes o experiente piloto Casey Currie, dos Estados Unidos, e a dupla espanhola Gerard Farrés/ Dani Oliveira. A marca canadense ainda estará representada nas trilhas do Rally Dakar pela talentosa equipe South Racing/Can-Am e por pilotos e navegadores de diversos países, totalizando mais de 20 veículos Can-Am Maverick X3 no grid dos UTVs. O desafio mais duro do calendário off-road será realizado entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019 no Peru.

“É uma honra defender a equipe Monster Energy/Can-Am no Dakar 2019, estamos em contagem regressiva para defender o título dos UTVs”, afirmou Reinaldo Varela. “A Can-Am, mais uma vez, nos traz as melhores condições para competir. Além da equipe de apoio com estrutura de ponta, o UTV Can-Am Maverick X3 é outro ponto fundamental, porque já provou sua qualidade e traz muita segurança e confiança aos competidores”, acrescentou.

A Can-Am irá divulgar amplamente a sua participação dentro e fora das trilhas do Rally Dakar 2019, por meio dos canais oficiais da marca nas redes sociais. Estão programadas, inclusive, minisséries envolvendo os competidores e bastidores da Monster Energy/Can-Am. Olivier Camus, diretor de marketing global da marca pertencente ao grupo canadense BRP, reforçou a identificação da Can-Am com a prova mais dura do calendário off-road.

“O Dakar é sobre superar dificuldades com persistência. É sobre um esforço inflexível e total de terminar algo que foi iniciado. Na BRP, carregamos essa mesma determinação e impulso para vencer tudo o que fazemos. O Can-Am Maverick X3 foi projetado com essa atitude, e até hoje oferece aos competidores a suprema confiança de que eles prevalecerão contra todas as probabilidades”, disse.

“O objetivo é o título do Dakar pelo segundo ano consecutivo. A nossa equipe é treinada para suportar os rigores da corrida mais difícil do mundo. Os nossos pilotos são feitos para isso! Temos uma conexão profunda com eles e valorizamos suas histórias, as famílias e a camaradagem envolvidas nesse esforço. Como uma família global da Can-Am, estamos todos nessa monumental aventura juntos”, concluiu Camus.

Ideal para o Rally Dakar – O Can-Am Maverick X3 é o veículo mais desejado do segmento off-road. O status é resultado da alta performance e durabilidade demonstrada nos mais duros desafios do planeta. No Rally Dakar, logo em sua estreia em 2018, o veículo Can-Am Maverick X3 Turbo R foi peça-chave na conquista da taça pelos brasileiros Varela e Gugelmin. O UTV é o atual campeão da categoria no Rally Merzouga e das últimas seis edições do Rally dos Sertões.

Com o potente motor Rotax de 172 cavalos Turbo, o Can-Am Maverick X3 Turbo R é perfeito para os variados tipos de desafios encontrados no roteiro do Rally Dakar, incluindo as temidas dunas e regiões arenosas. O design agressivo e inovador permite que o piloto tenha pleno controle do veículo, como se o mesmo fosse uma extensão do seu corpo.

O Rally Dakar é o mais exaustivo teste para homens e máquinas, e os veículos Can-Am Maverick X3 têm todos os requisitos necessários para superar os obstáculos dos cerca de cinco mil quilômetros de percurso.

Para saber tudo sobre a participação da Can-Am no Rally Dakar 2019, acesse as páginas oficiais da marca (Facebook: can-am off-road brasil / Instagram: @canamoffroadbrasil ). O site oficial da Can-Am traz toda a linha de produtos off-road no seguinte endereço: www.can-am.com.br .

Publicado em CAN-AM, CAN-AM DAKAR

Brasileiro de Rally Baja – Rodrigo Varela conquista título dos UTVs por antecipação

A bordo do Can-Am Maverick X3, piloto comemora a taça no Rally Rota Sudeste, em Lençóis Paulista (SP); UTV da marca canadense é a escolha de nove entre os 10 primeiros da prova
Fonte: Mundo Press

O piloto Rodrigo Varela, a bordo do Can-Am Maverick X3, durante etapa do Brasileiro de Rally Baja Crédito: Doni Castilho/DFotos/Mundo Press

O piloto Rodrigo Varela, a bordo do Can-Am Maverick X3, durante etapa do Brasileiro de Rally Baja Crédito: Doni Castilho/DFotos/Mundo Press

De forma antecipada, o piloto Rodrigo Varela sagrou-se campeão brasileiro de Rally Baja da categoria para UTVs neste domingo (11), no 12º Rally Rota Sudeste. O paulista acelera o veículo Can-Am Maverick X3, a escolha de nove entre os 10 primeiros da prova realizada em Lençóis Paulista (SP), válida pelas 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade. O feito marca o tricampeonato da chamada “Família da Poeira” na competição, sempre com o Can-Am Maverick X3. Os irmãos de Rodrigo, Gabriel Varela e Bruno Varela, conquistaram os títulos dos UTVs em 2016 e 2017, respectivamente.

Rodrigo Varela confirmou o sétimo lugar no Rally Rota Sudeste, o suficiente para comemorar. “Fiz uma prova segura e consegui alcançar o objetivo traçado no início da temporada, que era buscar o título brasileiro de Rally Baja entre os UTVs. Eu vim para o Rally Rota Sudeste para pontuar e consagrar-me campeão e aconteceu tudo do jeito que eu queria”, disse o paulista.

Outro ponto importante para a vitória foi a alta performance do UTV Can-Am Maverick X3, o veículo atual campeão da categoria no Rally Dakar, Rally Merzouga e no Rally dos Sertões. “Estou muito contente com o UTV, é um veículo incrível, que me deu as melhores condições para que eu conquistasse este troféu”, declarou Rodrigo Varela. “Agora é só comemorar e agradecer a Can-Am, todos os patrocinadores e os integrantes da minha equipe, que fizeram um trabalho excelente durante toda a temporada.”

O Rally Rota Sudeste, evento patrocinado pela Can-Am, teve percurso total de 185,69 km por dia (sábado e domingo), sendo 141,20 km de trechos cronometrados. O próximo desafio dos pilotos será o Rally dos Amigos, que fecha a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Baja no dia 8 de dezembro, em Barra Bonita (SP).

Rally Rota Sudeste (13ª e 14ª etapas do Brasileiro de Rally Baja 2018)
Classificação final – Categoria UTVs

1 – #111 – CRISTIANO BATISTA – 3:11:22 – Can-Am Maverick X3
2 – #101 – BRUNO VARELA – 3:12:36 – Can-Am Maverick X3
3 – #137 – GABRIEL CESTARI – 3:14:11 – Can-Am Maverick X3
4 – #117 – RICARDO GALLI – 3:14:25 – Can-Am Maverick X3
5 – #120 – REINALDO VARELA – 3:14:26 – Can-Am Maverick X3
6 – #119 – FRANCESCO CARBONE – 3:20:31 – Can-Am Maverick X3
7 – #102 – RODRIGO VARELA – 3:26:00 – Can-Am Maverick X3
8 – #118 – CLODOALDO PATO – 3:26:34
9 – LUIZ ANDRÉ RODRIGUES – 3:30:17 – Can-Am Maverick X3
10 – ALLAN CESTARI – 3:30:37 – Can-Am Maverick X3.

Publicado em CAN-AM, Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Capacete de Ouro – Deni Nascimento fatura prêmio de melhor piloto de Rally na categoria UTVs

Catarinense acelera o veículo Can-Am Maverick X3 e conquistou o troféu pela primeira vez na carreira
Fonte: Mundo Press

Deni Nascimento (à esq.) recebe o Capacete de Ouro de melhor piloto de Rally na categoria para UTVs em cerimônia realizada em São Paulo (SP)

Deni Nascimento (à esq.) recebe o Capacete de Ouro de melhor piloto de Rally na categoria para UTVs em cerimônia realizada em São Paulo (SP)

O catarinense Deni Nascimento faturou pela primeira vez o prêmio de melhor piloto de Rally na categoria para UTVs do Prêmio Capacete de Ouro. A 22ª edição do evento foi realizada na noite desta quarta-feira (7) no Salão Paulo Expo, na capital paulista, palco do Salão do Automóvel. O piloto catarinense é o atual campeão brasileiro de Rally Cross Country e compete a bordo do UTV Can-Am Maverick X3.

Promovida anualmente pela Revista Racing, da Editora Motor Mídia, a premiação é considerada uma das principais do segmento de esportes a motor e reuniu a nata do automobilismo e do motociclismo nacionais.

“O recebimento do Capacete de Ouro é fruto de todo o trabalho desenvolvido durante o ano. É um reconhecimento da mídia muito bacana. A votação que a imprensa nacional deu a mim me impressionou muito, fiquei muito feliz. Foi formidável”, comemorou o piloto, que conta com o apoio da concessionária BRP Sanautica.

Nascimento fez questão de dividir os méritos da conquista com aqueles que foram fundamentais para que pudesse levantar o troféu. “Mais do que uma conquista minha, o primeiro Capacete de Ouro é fruto do trabalho duro de toda a equipe, dos mecânicos e do meu navegador, o Idali Bosse”, declarou.

“E, claro, não posso esquecer de agradecer meus apoiadores, a Sanáutica e a Can-Am, que me incentivaram durante todo o ano e disponibilizaram um equipamento perfeito para que pudesse conquistar o Brasileiro de Rally Cross Country pela segunda vez com o Can-Am Maverick X3”, concluiu. O veículo também é o atual campeão da categoria no Rally Dakar, Rally Merzouga e no Rally dos Sertões.

Publicado em CAN-AM, Rally Cross Country

Brasileiro de Rally Baja – Rodrigo Varela defende a liderança em Lençóis Paulista (SP)

Rally Rota Sudeste será disputado nos dias 10 e 11 de novembro; Categoria para UTVs tem como destaque veículos Can-Am Maverick X3
Fonte: Mundo Press

Rodrigo Varela, a bordo do Can-Am Maverick X3, em ação durante etapa do Brasileiro de Rally Baja Crédito: Luciano Santos/DFotos/Mundo Press

Rodrigo Varela, a bordo do Can-Am Maverick X3, em ação durante etapa do Brasileiro de Rally Baja Crédito: Luciano Santos/DFotos/Mundo Press

O 12ª Rally Rota Sudeste será disputado neste final de semana (10 e 11 de novembro) em Lençóis Paulista (SP). A prova, válida pela 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, será a penúltima da temporada 2018. A categoria para UTVs promete disputas emocionantes, com o líder Rodrigo Varela confirmado no grid.

Os veículos Can-Am Maverick X3, modelo atual campeão do Rally Dakar, Rally Merzouga e Rally dos Sertões, são os destaques da categoria. A conhecida “Família da Poeira” também irá marcar presença. Além de Rodrigo Varela, estarão presentes na cidade paulista o irmão caçula Bruno Varela, vice-líder do Brasileiro, e o patriarca Reinaldo Varela, atual campeão do Rally Dakar entre os UTVs – em preparação para defender o título da prova mais difícil do calendário off-road, marcada para janeiro de 2019. Todos aceleram o UTV Can-Am Maverick X3.

“Fiz uma excelente temporada até agora e vou tentar manter o bom desempenho nesta próxima prova, o Rally Rota Sudeste. A expectativa para o fim de semana é muito boa”, afirmou o piloto Rodrigo Varela. “Venho de cinco vitórias em seis corridas e agora vou para mais uma disputa para acelerar e curtir, porque o terreno daquela região é muito prazeroso de se pilotar”, completou.

O paulista não poupou elogios para o Can-Am Maverick X3. “O veículo é excelente, é o modelo pilotado pelos principais competidores do Brasileiro de Rally Baja. Sem dúvidas, é o carro da temporada”, declarou. Também a bordo do modelo estarão os pilotos Deninho Casarini (equipe Casarini) e Maurício Pena Rocha (Quadrijet).

O Rally Rota Sudeste, patrocinado pela Can-Am, ainda conta com categorias para quadriciclos e motocicletas. A base do evento será o Facilpa (Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista) e os competidores terão cerca de 370 quilômetros de desafios a serem percorridos.

12º Rally Rota Sudeste – 13ª e 14ª etapas do Brasileiro de Rally Baja 2018
Parque de Apoio: Facilpa -Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista, em Lençóis Paulista (SP)

Programação*

Sexta-feira (9/11)
Das 13h30 às 18h – Secretaria de Prova
Das 14h às 18h30 – Vistoria de motos, quadris e UTV
Das 14h às 15h30 – Apresentação Protótipo-T1
- Apresentação Production-T2
- Apresentação Super Production e Pró Brasil
- Apresentação Caminhões
17h – Apresentação 2ª vistoria
19h30 – Briefing
20h30 – Largada promocional

Sábado (10/11) – 1ª prova
Das 7h30 às 8h30 – Secretaria de Prova e vistoria de motos, quadris, UTVs
10h – Largada da 1ª moto
11h30 – Largada do 1º carro
19h – Briefing motos e quadris
20h – Briefing carros

Domingo (11/11) – 2ª prova
9h – Largada da 1ª moto
11h30 – Largada do 1º carro
15h – Premiação

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Publicado em CAN-AM, Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Rally Baja Portalegre 500 – Brasileiros são destaques entre os UTVs

José Hélio Rodrigues e Rafael Milan conquistam o 10º lugar da categoria a bordo do Can-Am Maverick X3
Fonte: Mundo Press

Piloto José Hélio Rodrigues no Rally Baja Portalegre 500 2018 Crédito: Divulgação

Piloto José Hélio Rodrigues no Rally Baja Portalegre 500 2018 Crédito: Divulgação

O Brasil conquistou destaque entre os UTVs da 32ª edição do Rally Baja Portalegre 500, realizada nos dias 26 e 27 de outubro em Portugal. O piloto José Hélio Rodrigues e o navegador Rafael Milan confirmaram o décimo lugar da categoria, vencida pelos portugueses Marco Pereira e Eurico Adão. As duplas aceleraram o Can-Am Maverick X3, a escolha de nove competidores do TOP 10 dos UTVs.

O desafio teve como palco a região de Portalegre, no Alentejo, com diversos tipos de desafios. “O percurso teve de tudo: rios, piso de cascalho, pedras , pontos estreitos com pedras ao lado, típicos da Europa, e muitos trechos arenosos em bosques entre árvores de cortiça”, contou Rodrigues. Pentacampeão dos motos no Rally dos Sertões, o brasileiro competiu pela primeira vez no Rally Baja Portalegre 500.

“O décimo lugar foi um resultado extraordinário, ainda mais porque os portugueses conhecem tudo por aqui. Fui conservador, por ser a minha estreia na prova e por estar há quatro anos sem pilotar UTVs ou um carro de competição. Agora que estou mais habituado com o desafio e com a máquina, quero voltar no ano que vem para fazer um resultado ainda melhor.”

O piloto competiu com um Can-Am Maverick X3 praticamente original de fábrica. “O UTV é incrível, só precisamos instalar os equipamentos obrigatórios de segurança para competir. Fiquei muito impressionado com a performance do veículo e andei com segurança o tempo todo. Foi nota 10”, concluiu Rodrigues.

Resultados finais – Rally Baja Portalegre 500

UTVs
1 – #377 – Marco Pereira / Eurico Adão (PRT) – 5:53:37.00 – Can-Am Maverick X3
2 – #305 – Vítor Santos / Gregório Pereira (PRT) – 5:54:10.00 – Can-Am Maverick X3
3 – #312 – Dirk von Zitzewitz / Andrea Peterhansel (DEU) – 5:54:20.00 – Can-Am Maverick
4 – #304 – Pedro Santinho Mendes / Vitor Mendes (PRT) – 5:54:49.00 – Can-Am Maverick X3
5 – #302 – João Monteiro / Manel Pereira (PRT) – 5:55:18.00 – Can-Am Maverick X3
6 – #382 – Sebastien Guyette (BEL) / François Cazalet (FRA) – 5:56:09.00
7 – #314 – Marco Silva / João Silva (PRT) – 5:57:30.00 – Can-Am Maverick
8 – #309 – Nuno Fontes / José Sá Pires (PRT) – 5:57:37.00 – Can-Am Maverick X3
9 – #351 – Pedro Carvalho / André Guerreiro (PRT) – 6:00:05.00 – Can-Am Maverick X3
10 – #330 – José Hélio Rodrigues Filho / Rafael Milan (BRA) – 6:01:43.00 – Can-Am Maverick X3.

Publicado em Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Produtos BRP têm papel importante na base brasileira na Antártida

Quadriciclos Can-Am, motores de popa Evinrude e motos de neve Ski-Doo são utilizados para a realização de pesquisas na Estação Antártica Comandante Ferraz
Fonte: Mundo Press

Quadriciclo da Can-Am em operação na base brasileira localizada na Antártida Crédito: Divulgação

Quadriciclo da Can-Am em operação na base brasileira localizada na Antártida Crédito: Divulgação

A funcionalidade dos produtos BRP pode ser aplicada em inúmeras situações, inclusive nas mais extremas. Os quadriciclos da Can-Am, os motores de popa da Evinrude e as motos de neve Ski-Doo, todos assinados pelo grupo canadense, têm papel importante para a realização de pesquisas na Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira localizada na Antártida.

Para garantir segurança e agilidade no trabalho, os produtos BRP foram escolhidos como apoio em deslocamentos no gelo e na água. A grupo canadense presta suporte completo aos profissionais envolvidos no projeto, inclusive com sessões de treinamento para a utilização dos produtos.

“Nos últimos cinco anos, recebemos as equipes da Marinha do Brasil que se preparam para render os profissionais instalados na base brasileira na Antártida. O objetivo é treinar o novo grupo para a utilização dos produtos BRP durante as pesquisas”, explicou Alexandre de Moraes, coordenador de desenvolvimento de rede da BRP na América Latina.

As aulas são ministradas no centro administrativo da BRP no Brasil, localizado em Campinas, interior paulista. “Durante o treinamento, passamos noções básicas de funcionamento e manutenção para os engenheiros e mergulhadores da Marinha. O objetivo é que eles tenham autonomia para manter os produtos em operação e para garantir a segurança dos pesquisadores e o abastecimento da base durante as missões’, concluiu Moraes.

Os estudos da Estação Antártica Comandante Ferraz têm como objetivo analisar o impacto de mudanças ambientais globais no Pólo Sul e suas consequências para as Américas, inclusive para a região amazônica. Aumento da temperatura global, efeito estufa, aumento do buraco da camada de ozônio e poluição estão entre os temas das pesquisas.

Publicado em CAN-AM